O que é leite cru?

Você provavelmente já ouviu alguém falando do termo “leite cru”, mas não tinha certeza do que se tratava. Na realidade, o leite cru nada mais é que o leite que foi retirado das tetas e não passou por um processo de pasteurização ou UHT, que submetem o leite a temperaturas altas durante algum tempo para matar o excesso de microrganismos que poderiam ser danosos ao humano. Ou seja, o leite cru é o leite que se toma “direto do animal”, podendo ele ser de uma vaca, de uma cabra, ou mesmo de uma ovelha.

Ordenha manual de uma cabra. O leite que sai é o leite cru.

Alguém toma leite cru?
Sim. Muita gente toma leite cru, principalmente nas zonas rurais. Existem queijos que são fabricados com o leite cru, mas isso também não é comum. Algumas pessoas conseguem comprar o leite cru na cidade e o bebem em casa, acreditando que ele faça mais bem à saúde que o leite comum pasteurizado, mas isso não é bem verdade.

Há risco em beber leite cru?
Sim, há riscos. Os riscos não são poucos, pois o processo de pasteurização visa matar bactérias como Salmonella, Campylobacter, Cryptosporidium, E. coli, Listeria. Isso porque o leite pode ser contaminado por:

  • Fezes ou urina animal podem cair no balde.
  • Infecções da teta (mastite).
  • Doenças da vaca.
  • Sujeiras e insetos do ambiente de ordenha e armazenagem do leite.
  • Bactérias que vivem na pele e pelos do animal.
  • Contaminação pela pessoa que ordenou o animal.

Por esses e outros motivos, é altamente recomendável que bebamos somente leite pasteurizado ou longa vida, pois esses passaram por processos de altas temperaturas. Se for beber o leite ordenhado por você mesmo, ao menos você sabe quais são as condições sanitárias da ordenha e da vaca, mas mesmo assim é recomendável que você ferva o leite antes do consumo, reduzindo os riscos de uma contaminação.

Fonte de informações:
https://www.cdc.gov/foodsafety/rawmilk/raw-milk-questions-and-answers.html
https://www.fda.gov/Food/resourcesForYou/consumers/ucm079516.htm

 

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email