O que é Gordura Vegetal Hidrogenada?

Muitos produtos que consumimos no dia-a-dia possuem essas gorduras, que poucos sabem realmente o que são. Gorduras Vegetais Hidrogenadas são óleos vegetais (como os que usamos na cozinha), que são saturados com hidrogênio em processos artificiais. O óleo que era antes líquido, se torna cremoso na temperatura ambiente, quase da mesma forma que a gordura que sai quando fritamos bacon.

Alimentos que costumavam utilizar muito dessas gorduras.

Gorduras Hidrogenadas e Gorduras Trans
Durante o processo de produção da gordura hidrogenada, cria-se um subproduto indesejável, chamado de “gordura trans”. Segundo a Universidade de Harvard, quando comemos muitas gorduras trans, podemos aumentar a quantidade do colesterol ruim no nosso sangue, e reduzir a quantidade do colesterol bom. Além disso, essa gordura geraria inflamações, que contribuiriam para os infartos e as diabetes.

Após os estudos serem divulgados, a população passou a rejeitar os produtos que possuem a gordura trans em sua composição. Ou seja, a Gordura Hidrogenada passou a ser substituída por outras gorduras e óleos pelos fabricantes de alimentos.

Usos da Gordura Hidrogenada
Tendo seu começo utilizado somente na elaboração de margarinas, essas gorduras passaram a ser utilizadas em bolos, biscoitos, comidas congeladas, pães, fast-food, e inclusive passaram a ser utilizadas para frituras, a fim de deixa-las mais crocantes. O uso da gordura vegetal hidrogenada está em declínio, mas ainda é considerável. Existem meios de reduzir ou eliminar a presença das gorduras trans dos produtos acabados que a utilizam, mas o processo ainda é incomum.

Fontes de dados:
http://www.health.harvard.edu/staying-healthy/the-truth-about-fats-bad-and-good
https://www.mayo.edu/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/expert-answers/butter-vs-margarine/faq-20058152

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email