O que é Enxertia?

Enxertia é o processo de juntar partes de plantas para formar uma planta só. Pode parecer estranho, mas é um procedimento muito comum na agricultura, e até mesmo em humanos (Já ouviu falar em enxerto de pele?).  As plantas que são juntadas devem continuar crescendo como uma só. Sendo assim, uma planta enxertada é uma planta composta de partes de duas ou mais plantas. Mas calma, sem tanta imaginação, pois geralmente só é possível enxertar plantas do mesmo gênero, ou pelo menos da mesma família. As enxertias são compostas de duas partes: O Enxerto (a copa), e o porta enxerto (o cavalo).

Para que serve enxertar?
A principal aplicação está na produção de frutas, como a laranja, limão, ponkan, manga, uva, pêssego etc. A intenção geralmente não é tão empolgante assim: serve para unir as raízes fortes com copas produtivas. Além disso, plantas enxertadas dão frutos mais cedo, pois a copa já não nasce na fase juvenil.

Enxerto de laranjeira + raiz de limão cravo, que fruta vai dar?
Para a decepção de muitos, colheremos somente a laranja do enxerto. A enxertia não gera frutos mistos.

Veja como é feita a enxertia em laranjeiras:

"Gema" recém enxertada em um porta-enxerto.

“Gema” recém enxertada em um porta-enxerto.

Enxerto começando a se desenvolver.

Enxerto começando a se desenvolver.

Corta-se a parte de cima para o broto desenvolver-se sozinho.

Corta-se a parte de cima para o broto desenvolver-se sozinho.

Mudas prontas para o plantio.

Mudas prontas para o plantio.

Dá pra fazer em casa?
É até possível, mas geralmente é muito difícil fazer em casa. Até mesmo em fazendas e sítios, poucos têm a habilidade de enxertar com sucesso. Esses poucos profissionais valem ouro no mercado de trabalho!

Há vários métodos de enxertar, sendo o tipo de corte a principal diferença. Dentre as principais estão a borbulhia, a encostia, e a garfagem. No entanto, cada espécie se adapta melhor a um método.

Da próxima vez que você ver uma árvore frutífera, verifique a base da planta. Há grandes chances de você encontrar uma cicatriz que indica que a planta foi enxertada.

 

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email