O que é efeito estufa?

O Efeito Estufa é um fenômeno natural, que “prende” parte do calor dos raios solares na superfície terrestre. No entanto, com o excesso da intervenção humana, acredita-se que o efeito estufa está retendo demasiadamente o calor no planeta, gerando o fenômeno do “Aquecimento Global”.

Esquematização da retenção de calor pela atmosfera.

Esquematização da retenção de calor pela atmosfera.

Em planetas sem uma atmosfera, os raios solares batem na superfície do planeta e retornam ao espaço facilmente, tornando a maioria dos planetas muito gelados. Na Terra, gases presentes no ar que respiramos barram a saída de parte da radiação que iria ao espaço. Esses gases são chamados de Gases do Efeito Estufa, sendo o Gás Carbônico considerado o principal vilão, já que temos aumentado a concentração dele na atmosfera de forma assustadora nas últimas décadas. Também chamado de Dióxido de Carbono, esse gás é liberado principalmente quando queimamos combustíveis fósseis, utilizando gasolina, diesel, gás natural, querosene, mas também uma grande quantidade é liberada quando geramos desmatamento ou destruímos floras marinhas.

As consequências do aquecimento global são ainda algo desconhecido. No entanto, sabe-se que a temperatura do planeta tem aumentado gradualmente ao longo dos anos, e que a quantidade de geleiras tanto nas regiões polares quanto nos picos de montanhas tem se reduzido drasticamente. Com o derretimento das calotas, espera-se o aumento do nível dos oceanos, tornando submersas regiões antes litorâneas. Pouco ainda se sabe sobre as alterações das correntes de ar, que estão gerando alterações climáticas no mundo todo, com ondas de calor em regiões que antes eram frias, e nevascas devastadoras em locais onde elas quase não ocorriam.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email