O que é Biodiesel?

O biodiesel era considerado um dos combustíveis do futuro, por ser uma fonte renovável de energia para rodar os motores que movem o mundo. No entanto, poucos sabem realmente do que se trata, e o porque falamos tão pouco deles nos dias mais recentes. Na realidade, o biodiesel nada mais é que um óleo diesel produzido a partir de plantas, ao contrário do óleo diesel mineral, que é extraído do petróleo. Essa diferença na origem dos dois tipos de óleo trazem diferenças muito grandes nas consequências de cada um.

Biodiesel sendo utilizado em frota do ônibus urbano.

Quais os benefícios do Biodiesel?
O principal fator é a sustentabilidade do uso deste óleo. Isso porque quando o utilizamos em motores, em teoria não estaremos adicionando gás carbônico à atmosfera, ao contrário dos óleos Diesel minerais, que são sérios contribuidores do fenômeno chamado “Efeito Estufa“, que gera o aquecimento global. Tanto a energia gerada, quanto o gás carbônico liberado pelo Biodiesel são na realidade a energia gerada pelo processo de fotossíntese da planta, e o gás carbônico que foi absorvido do ar nesse processo. Ou seja, com o Biodiesel não estamos adicionando gás carbônico na atmosfera, e os impactos para o aquecimento global seriam diminuídos ou quase zerados.

Como é produzido o Biodiesel?
O primeiro passo é produzir o óleo vegetal a partir de uma planta oleaginosa, como a soja, a palma, a mamona, ou outra fonte qualquer. Esse óleo obtido não pode ser usado diretamente nos veículos, por não queimar muito bem e ser muito viscoso, podendo gerar sérios danos aos motores. Para reverter esse problema, o óleo obtido passa por um processo químico chamado “transesterificação”, que gera o produto final Biodiesel.

Na hora de ser usado, ele pode substituir o Diesel comum, ou misturado ao Diesel convencional. O desempenho será o mesmo do Diesel comum.

Por que poucos falam do Biodiesel nos dias de hoje?
O principal fator foi a queda do preço do barril de petróleo nos dias atuais. Apesar dos preços dos combustíveis derivados do petróleo estarem bem altos no Brasil, essa não é a realidade no restante do mundo. Com um Diesel mineral extremamente barato, o Biodiesel acabou se tornando uma alternativa considerada muito cara. O mesmo fenômeno também fez o álcool vegetal ficar de lado nas políticas de sustentabilidade no mundo todo. Ou seja: Aparentemente todos estão dispostos a serem ecológicos, desde que tenhamos vantagens econômicas com isso.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email