O que é adubo foliar?

Por mais que poucos saibam, e mesmo os que saibam custem a acreditar, as plantas são capazes de absorver nutrientes através das suas folhas. Quando colocamos nutrientes dissolvidos em água sobre as folhas de uma planta, ela absorve boa parte dos nutrientes que colocamos lá, da mesma forma que as raízes da planta também fazem. Essa mistura de nutrientes pronta para ser diluída em água e aplicada é chamada de “adubo foliar”, e pode ser encontrada em qualquer loja de plantas, com várias marcas e formulações. Esse fenômeno da absorção é conhecido há séculos, e é frequentemente utilizado na agricultura em casos pontuais.

As folhas conseguem absorver os nutrientes das gotas d’água.

Para que aplicar nutrientes pelas folhas?
As plantas precisam de nutrientes para crescer bem, assim como nós precisamos de vitaminas e minerais. Os nutrientes que elas precisam em maior quantidade são o Nitrogênio, o Fósforo e o Potássio, que são chamados de “macronutrientes”. No entanto, as plantas também precisam de uma série de outros nutrientes em quantidades muito pequenas, como o Zinco, o Ferro, o Boro etc. Estes são chamados de “micronutrientes”, e são geralmente os que as adubações foliares repõe às plantas.

Aplicar nutrientes pelas folhas através de adubos foliares não substitui as aduções feitas pela terra, mas há vantagens. Quando aplicamos nutrientes por adubação foliar, eles são rapidamente absorvidos e utilizados pela planta, como se fosse uma injeção na veia de nós humanos. Os nutrientes se espalham pela planta toda em questão de poucas horas, o que demora dias quando aplicamos no solo. Outra vantagem é que quando aplicamos os adubos pelas folhas, as plantas aproveitam em média 95% do adubo aplicado, contra apenas 10% aproveitados quando aplicamos no solo, segundo a Universidade de Connecticut.

Dessa forma, quando notamos deficiências nutricionais na planta, podemos agir rapidamente para sanar o problema através da aplicação foliar. Existem nutrientes como o Cálcio que se movem com muita dificuldade dentro das plantas, podendo gerar problemas por falta de Cálcio nos frutos, como é o caso de tomates. Neste caso, a aplicação do Cálcio através das folhas evita a deficiência no fruto do tomate, evitando prejuízos ao produtor.

De forma preventiva, podemos aplicar os adubos foliares de tempos em tempos nas plantas que temos em casa. Basta comprar o adubo foliar, diluir nas proporções descritas na embalagem, e aplicar em “spray”, para que as folhas fiquem bem molhadas. É importante evitar a aplicação durante horários muito quentes, pois a água pode evaporar muito rapidamente, não dando tempo da planta absorver os nutrientes.

Fontes:
http://www.soiltest.uconn.edu/factsheets/FoliarFertilization.pdf
https://www.researchgate.net/profile/Patrick_Brown3/publication/235609131_Foliar_Fertilization_Scientific_Principles_and_Field_Pratices/links/0fcfd5121c738405b5000000/Foliar-Fertilization-Scientific-Principles-and-Field-Pratices.pdf

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email