Moreia-bicolor (Dietes bicolor)

Moreia-bicolor

Moreia-bicolor

A Moreia é uma planta perene muito rústica e fácil de se cuidar, tendo se tornado extremamente popular para o uso em jardins. Sendo originária da África do Sul, ela alcança de 50 a 70 cm de altura, e floresce em boa parte do ano, com maior intensidade nos meses mais quentes. Existe também uma variedade de Moreia-branca, que possui flores mais delicadas, que lembram a Íris, mas com durabilidade bem menor que as demais moreias. Já a moreia-amarela se parece muito com a bicolor, exceto pela cor das suas pétalas.

Cultivo
Geralmente seu plantio é feito diretamente no solo, a pleno sol, em terra rica em matéria orgânica e com boa drenagem. Podem ser utilizadas no paisagismo na formação de grandes maciços isolados, como bordaduras ou divisórias. Regue regularmente, quando a terra estiver seca.

A moreia tolera as baixas temperaturas do inverno, e pode ser cultivada em quase todo o país. Ela forma grandes touceiras, não devendo ser podada por cima, pois suas folhas ficariam com aspecto machucado. Se quiser cortar os ramos velhos, corte-os pela base da folha. Sua folhagem cresce de forma tão densa, que a touceira pode ficar com aspecto velho, sendo recomendável o replantio dos canteiros a cada 2 ou 3 anos para renovação das plantas.

Grupo feito com moreias em um canteiro.

Grupo feito com moreias em um canteiro.

Para multiplicá-la é muito fácil, bastando dividir as touceiras formadas, com o auxílio de uma faca. Só tome cuidado para não cortar fora os rizomas, que são essenciais para o seu desenvolvimento.

 

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email