Minha orquídea vai dar flores novamente?

Muitas pessoas compram ou ganham orquídeas, mas quando as flores secam, resta a pergunta: A orquídea vai florescer de novo ou devo descartá-la? A resposta é: Sim, a orquídea irá florescer novamente, desde que você tome os cuidados necessários para que ela se desenvolva. É normal que após uma florada a planta pareça bem fraca, e até um pouco caída, pois a planta gasta quase todas as suas energias e reservas para soltar suas flores. Mas as orquídeas são plantas perenes, e não morrem ao terminar uma florada.

Orquídeas eventualmente ficarão sem flores, e muitos as descartam.

A Phalaenopsis é a orquídea mais fácil de ser cultivada, e também é a mais vendida no mundo todo. Seu florescimento é longo, e pode ocorrer mais de uma vez por ano.

Quanto tempo vai demorar? O tempo para a segunda florada vai depender de orquídea para orquídea, mas em geral as orquídeas florescem anualmente, e algumas chegam a florescer mais de uma vez ao ano, como é o caso das Phalaenopsis.

Como cuidar da orquídea?
O principal é deixar em um local bem iluminado, mas sem deixar o sol direto bater nas suas folhas. Só no caso das Cattleyas e Denrobium, elas precisam tomar sol direto no início da manhã ou fim da tarde. Deixar em um local escuro demais costuma ser a maior causa das flores não virem mais, em qualquer espécie de orquídeas. Algumas orquídeas florescem melhor em locais onde a temperatura cai durante a noite. Alguns chegam a simular as noites frias utilizando gelo na base da planta. Mas em geral, isso não é necessário.

Regar as orquídeas corretamente também é importante. Se você molhar demais sua orquídea, as raízes poderão apodrecer, e suas folhas poderão começar a amarelar ou secar. Por outro lado, regando de menos, a orquídea pode ficar com as folhas murchas, e elas podem secar por completo, matando a planta. Via de regra, você não deve manter a planta encharcada, muito menos sobre um pratinho mantido sempre cheio d’água. Regue novamente assim que o substrato estiver levemente seco. Leia mais em nosso artigo “Como cuidar das orquídeas

Cuidando bem da sua orquídea sem flores, ela virá com novas flores no futuro, e a recompensa vale o esforço.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email