Manteiga Extra x Manteiga de Primeira Qualidade – Qual a diferença?

Você provavelmente já notou que algumas manteigas vêm com a identificação na embalagem de “Extra”, e outras descritas como “de Primeira Qualidade”. Também deve ter percebido que há uma certa diferença no preço destas manteigas. Neste artigo te explicaremos porque a Manteiga Extra é considerada de melhor qualidade, e qual é a real diferença entre ambas.

Há muitas marcas nas prateleiras, mas apenas 2 tipos básicos.

Os diferentes tipos de manteiga são regulados por legislações e regulamentos técnicos brasileiros, que separam as manteigas em 2 tipos:

  • Manteiga Extra: É a manteiga com mais gordura (83% ou mais), menor acidez (3 ou menos), e menos sal (2% ou menos). Além disso, ela não pode ter a adição de corantes, mesmo que naturais.
  • Manteiga de Primeira Qualidade: É a manteiga com menos gordura (80% ou mais), mais acidez que a extra (8 ou menos), pode levar mais sal que a extra (2,5% ou menos).  Essa manteiga pode receber a adição de algum corante natural, como o urucum (colorau).

Portanto, a Manteiga Extra é considerada melhor para a panificação e a cozinha em geral, mas a Manteiga de Primeira Qualidade já é um produto de boa qualidade, que pode ser usado para fins diversos.

Cuidado! Há uma mistura de manteiga e margarina que é descrita como “Extra cremosa”. Esse tipo de produto é uma versão barateada da manteiga, pois usa gordura vegetal, e não tem nada a ver com a manteiga extra!

Como é feita a manteiga?
A manteiga deve ser necessariamente feita somente a partir do leite, ao contrário das margarinas, onde predomina a gordura vegetal (de soja, milho, ou outro). O processo de fabricação consiste em bater o creme de leite (nata) do leite, até que a gordura se junte e se aglomere, separando uma parte líquida com pouca gordura chamada “leitelho”, ou “buttermilk”. Ao separar o líquido do pastoso, obtemos a manteiga. O sal é adicionado ao final do processo, caso desejado. Para entender mais da diferença entre manteigas e margarinas, clique aqui.

Fontes:
http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/tecnologia_de_alimentos/arvore/CONT000girl7f3902wx5ok05vadr1ty2i4zd.html
http://www.agais.com/normas/leite/manteiga.htm

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email