Lavar frutas e verduras tira agrotóxicos?

Talvez a prática ajude a eliminar parte dos micróbios existentes nos alimentos, mas infelizmente lavar alimentos tira menos agrotóxico do que podemos imaginar. Em meio a tantas notícias mostrando que grande parte dos alimentos que consumimos possuem irregularidades nos resíduos de agrotóxicos, o receio tem se tornado grande. No entanto, parte dos agrotóxicos se concentra no interior das frutas e legumes, já que grande parte dos agrotóxicos são os chamados “sistêmicos”, ou seja, são absorvidos pela planta e distribuídos pela sua seiva para dentro das células.

Estudos americanos tem mostrado que lavar alimentos com vinagre tem se mostrado a forma mais eficiente de reduzir a quantidade de agrotóxicos dos alimentos, no entanto, a prática não elimina os mesmos totalmente. Descascar as frutas e legumes também pode parecer uma prática perfeita para eliminar os agrotóxicos, mas não elimina o que está dentro do vegetal. De fato, a única forma de não consumir agrotóxicos é consumir alimentos orgânicos, que são bem mais caros que os convencionais.

lavando_verduras

Lavar verduras remove só parte dos pesticidas.

De um modo geral, a única forma da população como um todo passar a consumir alimentos 100% seguros é com a fiscalização e controle do governo sobre o uso de agrotóxicos nas propriedades rurais. Isso porque a lei já estabelece limites de produtos, dosagem e época de aplicação seguros, mas é comum que os produtores usem produtos em pimentões que são autorizados somente para tomates, por exemplo. Os agrotóxicos se degradam com o tempo, se transformando em compostos inofensivos, mas para que isso ocorra, é necessário tempo (é o chamado “tempo de carência), que muitas vezes não é respeitado.

 

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email