Grama-amendoim (Arachis repens)

Grama amendoim com flores

Grama amendoim com flores

Muito ornamental, a grama-amendoim é utilizada como forração, da mesma forma que as gramas comuns. Um dos principais aspectos dela é a fácil manutenção e crescimento rápido, não exigindo podas regulares assim como as gramas. Apesar disso, algumas pessoas optam por podá-las uma ou duas vezes por ano para renovar suas folhas. Suas folhas possuem cor verde escuro, e dão uma aparência bem distinta às áreas, e devem ser usadas preferencialmente em locais de baixa circulação de pessoas, pois não suporta o pisoteio. Outra característica interessante dessa grama é que por ser uma leguminosa, ela é capaz de captar o nitrogênio do ar, reduzindo a necessidade de adubações frequentes. Devido á essa característica, ela é também usada como pastagem para o gado em algumas regiões brasileiras, fornecendo um bom conteúdo de proteínas. Pequenas flores amareladas surgem ao longo do ano, que possuem valor ornamental secundário.

Sendo nativa do Brasil, ela se adapta perfeitamente aos climas tropicais, e gosta de ambientes com boa umidade e frequência de regas. É muito rústica, e não exige grandes cuidados, além de suportar algum sombreamento e poder ser plantada em locais bastante íngremes, ajudando a prevenir a erosão. Apesar disso, é recomendável plantar em solos com bom conteúdo de matéria orgânica, e boa drenagem, evitando inundações. Por não tolerar geadas, o seu plantio é menos comum na região Sul do Brasil e em países de clima temperado.

Sua multiplicação é muito fácil, feita através da divisão das touceiras formadas ou pela estaquia feita com ramos. Basta enterrar a base de alguns ramos para obter novas mudas, que desenvolvem-se rapidamente.

 

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email