Gerânio (Pelargonium x hortorum)

geranio

Gerânio

Os gerânios são plantas bastante resistentes, que aguentam vários tipos de climas, inclusive os mais frios, e podem ser plantados tanto em vasos quanto diretamente no solo. Existem várias variedades de gerânio, sendo as mais comuns o gerânio-comum e o gerânio-pendente, que é mais utilizado em vasos e jardineiras. O gerânio forma pequenos buquês, durante boa parte do ano, e sua folhagem também é ornamental. Tanto suas folhas quanto suas flores exalam um aroma bastante típico, principalmente quando as quebramos. As plantas ficam com 60 a 90 cm de altura, e apesar de perenes, devem ser encaradas como anuais no jardim. Após um ano, seus ramos ficam muito compridos, com poucas folhas, e  seu aspecto fica ruim, por isso, recomendamos o replantio todos os anos.

Seu cultivo é bastante fácil, e deve ser feito em locais com bastante sol direto. Em locais muito quentes, é recomendável deixá-los em um local com algum sombramento em parte do dia. O substrato dos vasos deve ser leve, com bastante matéria orgânica, e possibilitando uma boa drenagem, o que evita o inundamento das raízes. Regue com abundância quando o solo estiver seco. Quando plantados direto no solo, são geralmente deixados em grupos formando maciços.

Como o florescimento é constante, podemos retirar as flores mortas arrancando-as com as mãos, rejuvenescendo o aspecto da planta. Para replantar os gerânios, basta fazermos a estaquia, enterrando pedaços de caule com pelo menos 3 nós, deixando um deles para baixo da terra. As raízes surgem rapidamente e uma nova planta surge.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email