Logotipo do site Cultivando
O site verde mais simples e completo do Brasil
   

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

escolha uma seção  


 

 

 

Como fazer uma horta?

Neste artigo:  
1.  Introdução.
2.  Escolhendo o que e onde plantar.
3.  Semeando em bandejas.
4. Como preparar o canteiro.
5.   Plantando as mudas ou sementes.
6 .  O que é desbaste?
7 .  Manutenção do canteiro.

Manutenção do canteiro

Manter o canteiro costuma ser fácil, quanto mais rústica for a planta, mais fácil será seu cultivo. Alguns são os cuidados básicos, colocamos eles aqui listados.

Como devo regar?
Não tem segredo. Algumas plantas precisam de regas mais frequentes, como as alfaces. Outras já podem ter regas mais esparsas, como a couve manteiga. Via de regra, regue diariamente, deixando a terra úmida, mas evitando o empoçamento de água. Veja mais sobre regas no nosso artigo "Como regar o jardim."

O que fazer com as ervas daninhas?
Uma planta daninha é qualquer planta indesejável que esteja crescendo na sua horta. Elas podem ser prejudiciais por puxarem a água e nutrientes do solo para que cresçam, diminuindo a quantidade de água e nutrientes disponíveis à planta que queremos cultivar. Não recomendamos a utilização de herbicidas (os conhecidos mata-matos) nas residências, pois são venenos, e podem gerar intoxicações. Para controlar as daninhas no jardim a melhor forma é a insistência. Sempre que nascer, arranque.

Controle os insetos.
Caso a horta esteja sendo atacada por insetos, devemos analisar caso a caso. A presença de insetos variados no solo, não significa que eles devam ser mortos. Só devemos eliminar os insetos que estão atacando a planta. Uma boa diversidade de insetos é sinal de que o solo é um solo saudável, em equilíbrio. A presença de uma ou duas espécies infestando, de forma dominante, é sinal de que sua horta está desequilibrada. Na maioria das vezes, uma simples catação manual já é o suficiente. Poucas vezes precisamos recorrer aos inseticidas. Conheça mais sobre os insetos e como controlá-los.

Lidando com as plantas doentes.
Por melhor que cuidemos do nosso jardim, alguma plantas sempre terão alguma doença. O importante é sabermos como conviver com essas doenças. Nem pensem em aplicar veneno nas folhas, já que você poderá se intoxicar, e raramente você estará aplicando o remédio correto. Quase sempre a melhor forma de lidar com as doenças é arrancando as partes doentes e queimando-as. Quanto mais tempo você deixa, mais a doença se espalha. Se a doença persiste, o melhor pode ser escolher outra planta para plantar na sua horta.

Devo adubar?
As plantas precisam de nutrientes para crescer bem. Devemos adubar a nossa horta tanto no plantio quanto uma ou duas vezes durante o desenvolvimento das plantas, fazendo com que elas cresçam com mais vigor. Adubos químicos como o NPK podem ser usados, mas os adubos orgânicos costumam ser melhores alternativas nas hortas domésticas, por serem mais fáceis de lidar. Mas cuidado, utilize sempre a dosagem recomendada na embalagem dos produtos, mesmo no caso do húmus de minhoca. O excesso de adubo pode matar as suas plantas.

Finalmente, podemos nos sentir capazes de lidar com a produção de hortas com semeadura direta no canteiro!


Esperamos que você tenha entendido tudo. Caso contrário, revise o conteúdo, leia as principais dúvidas dos nossos internautas, ou nos envie um e-mail com a pergunta, ou com uma sugestão!

<< ANTERIOR  INTRODUÇÃO  
Neste artigo:  
1.  Introdução.
2.  Escolhendo o que e onde plantar.
3.  Semeando em bandejas.
4. Como preparar o canteiro.
5.   Plantando as mudas ou sementes.
6 .  O que é desbaste?
7 .  Manutenção do canteiro.
 

Veja também:

- Aprenda a fazer uma horta orgânica em vasos, faça até mesmo em apartamentos!
- Aprenda a evitar ataques de insetos e doenças em seu jardim.
- Ache as melhores plantas para seu cultivo, basta clicar aqui.

Google
 

 

 

 

Cultivando Website - All Rights Reserved- Copyright © - 2010/2020