Existe leite tipo A longa vida?

Alguns leites longa vida (também chamados de UHT) vêm em garrafas plásticas, assemelhando a sua aparência aos leites tipo A. No entanto, todos os leites tipo A devem ser pasteurizados e não podem passar pelo processo UHT (Tratamento Ultra Quente, em inglês). Para se ter uma ideia, para fazer o leite longa vida, o leite é deixado sob uma temperatura de 138 graus Celsius, que é bem mais alta que a temperatura de 63 graus da pasteurização comum lenta.

Leite de caixinha: Pode ser do tipo A?

Umas das principais características do leite tipo A é o fato dele ser ordenhado mecanicamente e pasteurizado na mesma localidade, o que aumenta o seu controle, e consequentemente a segurança sobre a sua qualidade. Já o leite de caixinha pode ter sua origem em várias regiões, sítios e fazendas, e sua ordenha pode ser manual ou mecânica.

Existem marcas de leite longa vida que começaram a oferecer um nível de controle mais alto, mais próximo ao do leite tipo A. Mesmo com preços mais elevados, alguns consumidores estão dispostos a pagar devido ao sabor diferenciado que possuem em relação aos leites UHT comuns. No entanto, não podemos confundir: Leite UHT não pode ser do tipo A.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email