Espada-de-são-jorge – Sansevieria trifasciata

Espada-de-São-Jorge

Nome popular: Espada-de-são-jorge; Rabo-de-lagarto; Língua-de-sogra; Sanseviéria.
Nome científico: Sansevieria trifasciata var laurenttii.
Família: Liliaceae.
Origem: África.

A Espada-de-São-Jorge é uma planta com aspecto bem distinto das demais, sendo bastante utilizada em todo o mundo para ambientes internos e externos. Ela se destaca também por exigir pouca ou nenhuma manutenção e pela sua grande resistência.

A planta é herbácea formada por rizomas, perene, sem caule, de 70 a 90 cm de altura, com folhas espessas. São cultivadas diversas variedades de folhas com margens creme-amareladas curtas, e com manchas amareladas nas margens. Possui inflorescências longas, com flores brancas e pequenas, de importância ornamental secundária.

Cuidados: A espada-de-São-Jorge se desenvolve melhor quando plantada em locais à meia-sombra, mas toleram tanto o sol pleno quanto ambientes pouco iluminados. Apresenta boa resistência a solos áridos e ao calor tropical, bem como ao frio.

Pode ser cultivada em vasos ou em grupos, formando bordaduras ou mesmo para compor maciços.

Evite regas demasiadas, pois isso pode causar o apodrecimento da planta. Deixe a terra secar bem antes de regar novamente. Se for adubar, faça-o somente uma vez ao ano. Troque a planta de vaso assim que as raízes preencherem o vaso todo.

Reprodução: Multiplica-se por divisão da planta pelas raízes, ou também por estacas feitas das folhas, enterrando-se a base de pedaços de folhas.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email