Doenças de plantas podem infectar humanos?

Hoje sabemos que algumas das doenças incubadas nos porcos, frangos, ou mesmo nas vacas podem infectar seres humanos e serem considerados grandes problemas para a humanidade. Mas quando as pessoas sabem que há doenças causadas por vírus em frutas, legumes e hortaliças elas ficam com uma dúvida: “Será que essa doença pode pegar em seres humanos?” Veremos nesse artigo, que na maioria esmagadora das vezes isso é impossível, mas há cuidados que temos que tomar.

Abobrinha com vírus do Mosaico

O que causa as doenças nas plantas?
Em geral, os causadores de doenças são vírus, bactérias, fungos e nematoides, que parasitam a planta e vivem dentro dela. Esses microrganismos vão para as partes que comemos, mas eles são completamente diferentes dos que infectam humanos, sendo eles incapazes de atacar células de animais. Portanto, você não será infectado por estar trabalhando no jardim, ou comendo um legume infectado por um vírus.

Posso comer a vontade plantas doentes?
A doença pode não ser transmitida para nós, mas as partes infectadas sofrem alterações que vão além da aparência e do sabor. Muitas vezes esses fungos que causam as conhecidas “podridões” geram substâncias que são tóxicas para nós, chamadas de “micotoxinas”, que podem fazer muito mal para nós. No entanto, o problema costuma acontecer mais quando comemos grãos muito velhos, pois é muito difícil alguém querer comer frutas ou legumes podres. Por isso, o risco com vegetais frescos é muito pequeno da intoxicação alimentar.

Há raríssimas exceções que podem atacar humanos.
A bactéria Pseudomonas aeruginosm, que ataca alfaces, pode causar alguns problemas de infecção em pessoas que possuem problemas de imunidade baixa, como pessoas com Aids, cancer, ou queimaduras graves. Existe também um fungo que existe em espinhos mortos de roseiras, que pode atacar algumas partes do corpo humano. No entanto, estes não devem ser considerados problemas para a maioria de nós. Existem outros raros exemplos, mas nenhum deles é comum ou fácil de se contrair.

Portanto, o cuidado que devemos tomar é de não comermos as partes com podridões em frutas, legumes ou verduras. Já as plantas deformadas ou manchadas, raramente oferecem qualquer chance de perigo, e você pode comer tranquilamente. Lembrando que nem todos os vegetais deformados estão assim por causa da presença de doenças. Muitas vezes essa é somente a sua característica.

Fontes:
https://hortnews.extension.iastate.edu/2007/4-11/sick.html
http://botit.botany.wisc.edu/toms_fungi/feb2003.html

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email