Devo usar pratinhos para vasos de plantas?

Depende de onde você deixará a planta. Os pratinhos só servem para uma coisa: Para a água da rega não escorrer sobre o que está embaixo, seja um móvel, um piso interno, ou um vaso pendente. Por isso, é sim desejável utilizar pratinhos nas plantas na maioria dos ambientes internos, pois eles também ajudam para você saber a hora de parar de molhar a planta: quando a água começa a escorrer por baixo do vaso.

Plantas deixadas dentro de casa podem ficar sobre pratos.

Plantas deixadas dentro de casa podem ficar sobre pratos.

Pratos em ambientes externos, jamais.

No entanto, se você deixa a sua planta em um ambiente externo, ao invés de ajudar a planta você pode acabar matando-a com um pratinho, pois a água das chuvas pode se acumular nos pratos, deixando as raízes das plantas inundadas, o que faz elas apodrecerem. Além disso, pior que prejudicar a sua planta é a possibilidade de você proliferar o mosquito da dengue, que se reproduz na água empoçada. Se você tem pratos em plantas no jardim, sobre o piso ou sobre a terra ou grama, retire os pratos imediatamente.

Plantas em ambientes abertos devem ficar longe dos pratinhos, evitando a dengue e a morte das plantas.

Plantas em ambientes abertos devem ficar longe dos pratinhos, evitando a dengue e a morte das plantas.

Como evitar o mosquito nos pratos?

Mesmo dentro de casa, os pratos nunca devem ficar cheios d’água, pois isso matará lentamente a sua planta. Regue somente a quantidade necessária, parando quando a água começar a escorrer por baixo do vaso. Dessa forma, o mosquito não conseguirá se reproduzir. Outra forma de evitar é colocando areia nos pratos, o que evitar que o mosquito chegue até a água para botar seus ovos. No entanto, essa técnica pode esconder o empoçamento constante do vaso.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email