Cróton (Cadiaeum variegatum)

O Cróton é uma planta arbustiva que tem ganhado destaque na ornamentação de ambientes e jardins em todo o mundo.  Pode alcançar de 2 a 3 metros de altura e possui uma folhagem muito atraente, principalmente pela sua coloração intensa e exuberante, com mesclas de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja.  Existem várias variedades cultivadas, possuindo diferentes cores e formas. Possui flores, mas que não é um grande atrativo. Possui uma seiva branca e tóxica quando ingerida, podendo também causar irritações de pele.

Cróton

Cróton

São muito utilizados como planta isolada, ou como cercas-vivas. Mas cuidado nas podas, para que suas folhas não fiquem cortadas ao meio. É também utilizada na decoração de ambientes internos, apesar de não suportar bem o ar-condicionado. Devido à toxidez da seiva, evite deixar a planta em locais com grande movimentação de crianças.

Cuidados: Os crótons precisam de muita luz para crescer bem e manter a coloração exuberante, então deixar em ambientes internos não é uma boa opção. De preferência, mantenha com o máximo de luz direta quanto possível. Em ambientes escuros, suas folhas ficam feias e podem cair, deixando a planta muito estressada.

A planta prefere locais com altas temperaturas, e não tolera bem o frio e as geadas. Alta umidade do ar é também essencial (acima de 65%). Agrupando-se as plantas você pode aumentar consideravelmente a umidade relativa do ar do local.

Mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado. Nunca deixe a terra secar por completo, regando sempre que a terra começar a secar. Quando plantado em vasos, lave as folhas de vez em quando, para deixas as folhas mais bonitas, livres de poeira e insetos nocivos.

Como reproduzir: Podemos multiplicá-lo por meio de estacas feitas de ramos novos, quando a planta estiver em pleno crescimento. Caso não consiga fazer por estacas, faça a alporquia. Em regiões úmidas as estacas podem ser preparadas no próprio local.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email