Como regar seu bonsai?

Considere regar o bonsai todos os dias um pouco, mas não regue se a terra ainda estiver molhada. A frequência de regas e quantidade de água a ser colocada depende da espécie da planta utilizada para o bonsai, da temperatura e umidade, e também do tipo de terra usada e do tamanho do vaso. Basicamente, quanto menor o vaso, maior deve ser a frequência das regas, pois a água evapora mais rapidamente. No entanto, tenha em mente que a água em excesso também é prejudicial para a maioria das espécies, matando as raízes “afogadas”.

 

Regar com mangueiras com "chuveiros" é ideal.

Regar com mangueiras com “chuveiros” é ideal.

Em qual momento regar?
Regue somente quando a terra estiver ligeiramente seca. Não precisa estar completamente seca. Para as primeiras regas, recomendamos que você coloque o dedo dentro da terra e verifique se ela está encharcada, ou só úmida. Se estiver encharcada, verifique novamente no outro dia.

O que usar para regar?
Para regar, utilize regadores que formem um “chuveiro” leve, ou com mangueiras que possuem “sprinklers”. Isso serve para evitar que a água remexa a terra, compactando e expondo as raízes. Nunca regue através de pratos, pois além de manter a terra constantemente encharcada, você também poderá proliferar mosquitos.

Quanta água colocar?
Regue aos poucos até que a água comece a escorrer por baixo do vaso. Evite molhar demais para não arrastar junto com a água os nutrientes do substrato.

 

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email