Como regar samambaias?

Samambaias são plantas tipicamente tropicais, e exigem boa quantidade de regas, e preferem locais com alta umidade do ar. Não é a toa que é comum encontrarmos samambaias próximas a riachos e a cachoeiras, pois essas são regiões mais úmidas. Se por um lado regar pouco demais pode secar a sua samambaia, por outro lado, regar demais pode apodrecer as raízes dela. Veja aqui como fazer para manter a sua samambaia saudável com regas adequadas.

Devemos regar até a água começar a sair por baixo do vaso.

Quando regar as samambaias?
Segundo a Universidade de Minnesota (EUA), você deve regar as samambaias sempre que a terra estiver seca na superfície, o que você deve sentir colocando o dedo sobre ela. Se você deixar a terra secar demais constantemente, ela poderá começar a morrer. No entanto, se você não esperar a terra secar minimamente antes de regar de novo, você poderá induzir a planta a apodrecer as raízes. Não vamos te falar quantos dias exatamente isso leva para acontecer porque isso varia muito de acordo com a temperatura, umidade do ar, e tamanho do vaso. Normalmente as regas podem ser espaçadas entre cada 1 ou 2 dias, mas isso não é uma regra.

Quanta água colocar?
Como as samambaias ficam normalmente dentro de casa, é comum que elas estejam sobre pratinhos. É importante regar bastante quando você regar a planta, até que a água comece a sair pelos furos do vaso, acumulando um pouco no prato. Mas é importante que você jogue o excesso de água que ficar no pratinho, pois deixar o vaso dentro de um prato cheio d’água vai deixar o solo encharcado por bastante tempo, o que pode matar as raízes sufocadas ou apodrecidas.

Se ficar muita água acumulada, jogue o excesso, ou seque com um pano.

Há um horário melhor para regar?
Não faz muita diferença para uma samambaia que está em um ambiente interno. Nos jardins, regar nos horários menos quentes é recomendável para que não se perca muita água por evaporação. Já dentro de casa, isso não faz muita diferença.

Fontes:
https://polk.uwex.edu/horticulture/seasonal-concepts/lawns-and-dogs-but-not-tomato-juice/
http://www.uvm.edu/pss/ppp/articles/fernsin.html

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email