Como plantar orquídeas?

Neste artigo te mostraremos como plantar uma orquídea através de uma muda, ou quando estivermos trocando de vaso, já que plantar orquídeas através de sementes é um processo demorado e difícil, além de raramente você encontrar sementes disponíveis para compra.

Uma muda bem plantada renderá uma planta adulta que floresce bem.

Como escolher o vaso que será utilizado?
Existem várias opções disponíveis no mercado, mas para as residências, os mais fáceis são os de barro cozido, preferencialmente furados nas laterais, para garantir boa drenagem e aeração. Os vasos de plástico são comercialmente melhores, devido à sua leveza e facilidade de transporte, e podem também ser usados em casa com sucesso.

Que terra (substrato) usar?
Apesar de parecerem, as orquídeas não são exigentes em substrato.
Os substratos devem conter boa aeração, boa drenagem, fornecer nutrientes, manter a umidade e garantir a sustentação da planta, semelhante ao que ela encontra em seu habitat natural. Algumas das principais opções são as fibras de coco, as cascas de pinus, e os esfagnos. Você pode utilizar somente um ou uma mistura de substratos.

Como plantar as orquídeas?
Aqui ensinaremos você o passo a passo para você replantar sua orquídea.

1 – Retire a orquídea mãe do vaso – Se possível, divida a orquídea em mais de uma muda.

2 – Lave as raízes – Faça isso com cuidado, em água corrente, sob uma torneira. Passe os dedos nelas, retirando-se as raízes mortas e fragmentos restantes. Mantenha as raízes saudáveis intactas.

 

3 – Adicione material de drenagem (opcional) – Coloque uma camada de brita, argila expandida ou mesmo isopor.

4 – Adicione o substrato, preferencialmente já úmido – Coloque o substrato, mantendo espaço suficiente para alojar a muda, pois você completará o substrato ao lado da muda somente na próxima etapa.

5 – Acomode a muda – Acomode a planta em um dos cantos do vaso. Mantenha a brotação nova (base do maior pseudobulbo) voltada ao centro do vaso, para dar espaço ao seu desenvolvimento.

6 – Adube (Opcional) – Coloque uma pequena quantidade de adubo orgânico ou mistura na lateral do vaso. Veja mais em Como Adubar Orquídeas.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email