Como frutas sem semente são plantadas?

Se você é curioso, provavelmente você já pensou: Como uma uva sem semente é plantada? E uma banana, um abacaxi, ou uma melancia sem sementes? Cada um de uma forma diferente. O mais bizarro é imaginar que uma melancia geralmente é produzida a partir de uma semente.

Melancia sem sementes ainda é novidade nos mercados brasileiros.

A banana é reproduzida através dos brotos e rizomas que são gerados pelas plantas adultas, assim como os abacaxis. essa é uma forma que gera plantas idênticas, e geneticamente consideradas “clones”.

Já a uva é produzida através de plantas enxertadas, ou seja, brotos de folhas são conectados a bases de outras plantas, fazendo com que plantas que também são “clones” das plantas mães sejam produzidas. Esses frutos são considerados “paternocárpicos”, ou seja, desenvolvem-se sem a fecundação de fato ocorrer.

No caso das melancias, as plantas são necessariamente produzidas através do plantio de sementes. Na realidade, essas plantas são híbridas, resultantes do cruzamento de plantas com número diferente de cromossomos. Isso faz com que as sementes não se desenvolvam nos frutos gerados por essas plantas. Em outras palavras, essas plantas são estéreis.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email