Como manter um Bonsai?

Você tem um bonsai mas não tem certeza de como cuidar? Apesar de parecer difícil, cuidar de um bonsai é bem fácil, e basta você seguir algumas dicas preciosas que te daremos.

Rega de um Bonsai mantido ao ar livre.

Rega de um Bonsai mantido ao ar livre.

Onde deixar o seu Bonsai?

Muita luz é essencial. Apesar de parecer uma planta frágil, o Bonsai é uma planta como qualquer outra. No Japão, geralmente os bonsais ficam na área externa da casa, expostos parcialmente ao sol e também à chuva. Resista à tentação de deixar o seu bonsai no meio da sala, ou na estante, pois apesar de ser bem decorativo, ele precisa de muita luz para sobreviver. Se não puder deixar fora de casa, procure deixar o vaso próximo à janela ou mesmo sobre ela.

Truque para saber se a iluminação é suficiente: Se as folhas estiverem amarelando, é sinal de excesso de luz. Se as folhas estiverem escurecendo demais, provavelmente há falta de luz.

 Quando regar o Bonsai?

Vai depender do tamanho do vaso e do clima. Em épocas normais, uma rega a cada um ou dois dias costuma ser o suficiente. No entanto, em dias mais quentes e secos, você poderá precisar regar até 2 vezes em um único dia. Apesar da falta de água ser o motivo mais óbvio para a morte de uma planta, mais Bonsais morrem por excesso de regas do que pela falta. Jamais regue através de pratinhos, pois além de ser um criadouro de mosquitos, as raízes ficarão inundadas, podendo apodrecer. Você pode usá-los desde que para conter a água que escorre e evitar sujeira pela casa.

Apesar de muitos acreditarem que não devemos molhar as folhas dos Bonsais, geralmente podemos sim fazer isso com frequência. As folhas podem e devem ser lavadas de tempos em tempos, para que não fiquem cobertas de poeira e também para melhorar a umidade local.

Preciso adubar o Bonsai?

Sim. Como há pouca terra no vaso (que é pequeno), é aconselhável que você aplique algum adubo de tempos em tempos. Sem o adubo, a planta ficará sem nutrientes para poder crescer e gerar novas folhas e raízes, mas devemos ter em mente que se jogarmos adubo demais poderemos queimar a planta. Nesse ponto, é mais seguro usarmos adubos próprios, geralmente orgânicos ou misturas. Recomendamos principalmente o “Bokashi”, que infelizmente não encontramos sempre à venda.

Preciso trocar o vaso?

O tamanho do vaso é o que limita o crescimento do Bonsai. Quando as raízes encherem o vaso do seu bonsai, e a água parar de penetrar no substrato com facilidade, é hora de trocar o vaso ou de ao menos podar as raízes e trocar parte do composto. Geralmente precisamos trocar o vaso a cada 2 anos ou mesmo a cada 4 anos.

Posso plantar musgos no vaso?

Sim. Além de tudo eles recriam a paisagem de um gramado, deixando o seu bonsai mais bonito. No entanto, tenha em mente que para manter um musgo precisamos de uma alta umidade do ar e também borrifar água sobre eles de tempos em tempos.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email