Como cuidar de um bonsai?

Ganhou ou comprou um bonsai, mas não tem a menor ideia de como cuidar dele? Fuja dessa realidade lendo este artigo. Sabendo onde deixar, e como regar o seu bonsai você já mantém ele bonito, mas lendo todas as nossas dicas você mantém ele lindo e saudável.

Onde deixar?

Sabemos que a tentação é grande, mas lugar de bonsai não é no meio da sala ou ao lado do computador. Jamais! O bonsai é uma árvore, que apesar de estar em miniatura, não deixa de precisar tomar uma boa dose de raios solares. Mas não podemos generalizar demais. Cada espécie utilizada para o bonsai possui uma exigência diferente, sendo que umas precisam de mais sol e outras de menos. Siga as mesmas recomendações de luminosidade que para as plantas adultas.

No Japão os bonsais são deixados ao ar livre no jardim.

No Japão os bonsais são deixados ao ar livre no jardim.

Será que a luz está boa? Há um teste rápido: Se as folhas estiverem ficando amareladas, é sinal de excesso de luz. Caso as folhas estejam ficando muito escuras, é sinal de falta de luz. Vá movendo a planta até que ela fique com a aparência original.

Como regar meu bonsai?

O número de regas varia de acordo com o clima da época. No entanto, em dias normais, regar uma vez a cada 1 ou 2 dias é o suficiente. Em dias muito quentes e secos, você poderá precisar de até 2 regas no mesmo dia. Pode parecer mentira, mas mais bonsais morrem por excesso de água do que pela falta! Manter a terra sempre encharcada faz com que as raízes morram “afogadas”. Regar através de pratinhos é bastante perigoso. Não só pela proliferação de mosquitos da dengue, mas também por manter o substrato inundado.

Não exagere nas regas.

Não exagere nas regas.

Para a grande maioria dos bonsais, não existe problema nenhum em molhar as folhas durante as regas, exceto no caso das folhas apresentarem doenças. Neste caso, evite o molhamento das folhas. Mesmo nos locais mais secos, não recomendamos que você borrife água nas folhas para manter a umidade, pois você poderá favorecer o crescimento de fungos das folhas.

Devo colocar adubo ou não?

Sim. Para qualquer planta crescer ela precisa de nutrientes, que geralmente elas tiram do substrato (terra). No entanto, como os vasos de bonsai são pequenos, o substrato não supre todas as necessidades de nutrientes, nos obrigando a usar algum tipo de adubo.

Existem muitos tipos de adubos, que podem ser orgânicos ou minerais, em pó, granulados ou líquidos. Recomendamos que você inicie com adubos orgânicos, pois eles são em geral menos arriscados no caso de erros. Muito cuidado no uso de adubos! Use somente a quantidade recomendada pelo fabricante. Se você exagerar, poderá matar o seu bonsai.

Quando trocar o vaso do bonsai?

Quando as raízes estão ocupando 100% do vaso, é hora de trocar.

Quando as raízes estão ocupando 100% do vaso, é hora de trocar.

O que limita o tamanho do bonsai é principalmente o tamanho do vaso, que não deixa as raízes crescerem demais. Mas se deixarmos as raízes crescerem demais e ocuparem todo o vaso, a água para de infiltrar no substrato e a planta começa a ficar com uma aparência ruim. Via de regra, você deve trocar o bonsai de vaso a cada pelo menos 2 anos, pois trocar demais também pode prejudicar a planta. A cada troca de vaso devemos cortar cerca de dois terços das raízes, para que a planta mantenha o seu tamanho e crie novas raízes.

Pragas e doenças

O problema mais comum em bonsais é o aparecimento de pulgões, que podem ser facilmente eliminados pulverizando-se uma mistura de água e detergente. Caso haja ataque de fungos, evite molhar as folhas, e deixe o bonsai em um local com mais sol direto e menor umidade.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email