Clorofito (Chlorophytum comosum)

clorofito2O clorofito é uma planta pequena, de 15 a 20 cm de altura, de fácil cultivo, originária da África do Sul. Suas folhas possuem 2 cores, sendo rajadas de branco, e seu aspecto lembra o de uma gramínea (mas não é). As plantas formam inúmeras flores e mudas aéreas ao longo do seu crescimento, que ajudam a tornar a planta mais interessante quando plantada em vasos. No entanto, quando plantada diretamente no solo, muitos preferem arrancar o excesso de brotações a fim de deixar o visual da planta mais limpo.

Vale ressaltar que há 2 tipos principais de clorofito: o Clorofito-de-sombra e o Corofito-de-sol. Obviamente, cada uma tolera quantidades diferentes de luz, e você deve tomar o cuidado de saber qual você está adquirindo no momento da compra.

Cultivo
Cuidar do clorofito é extremamente fácil, pois a planta é relativamente rústica, não exige podas constantes, e tolera abandonos temporários de regas. Em climas mais frios, o clorofito-de-sombra é utilizado como planta de interior, sendo deixado em vasos próximos às janelas. Já nas regiões mais quentes, é mais comum seu plantio direto no solo, formando conjuntos maciços ou bordaduras, deixados a pleno sol ou à meia sombra, dependendo do tipo utilizado. Procure plantá-lo em terra rica em matéria orgânica e com boa drenagem, que é onde ele se desenvolve melhor.

A planta de sombra tolera bem ambientes internos, e inclusive sobrevive bem em ambientes com ar acondicionado. Regue com frequência, mas evite o encharcamento constante. Suas raízes são grossas e carnosas, pois armazenam água. Por isso, ela tolera certa negligência.

É extremamente fácil multiplicar o clorofito, pelo simples plantio das pequenas mudas formadas ao longo do seu desenvolvimento. Prefira utilizar as mudas que já desenvolveram alguma raiz.

Mudas de clorofito que surgem espontaneamente.

Mudas de clorofito que surgem espontaneamente.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email