Carne tem hormônios?

Nenhum hormônio além do que o animal produz naturalmente, pelo menos no Brasil. O crescimento da produção de carne bovina, suína e especialmente de aves fez com que o mito viesse à tona no país. Apesar do uso de hormônios na produção animal ainda ser permitido em alguns países, eles foram banidos há décadas na Europa, e o Brasil segue a mesma linha.

Não. Essas produções não usam hormônios.

Não. Essas produções não usam hormônios.

No entanto, os hormônios existem em todas as carnes, pois os animais os produzem para crescer e sobreviver. Mas essa quantidade natural não é o que tem sido divulgado no boca-a-boca popular. Isso ocorre principalmente devido à confusão da aplicação de hormônios com o uso de antibióticos, que são comuns na produção animal, a fim de evitar a propagação de doenças durante as produções.

A desconfiança na produção desses animais quanto ao de hormônios faz muitos consumidores optarem pela compra de frangos caipiras, acreditando serem mais saudáveis. Na realidade, o que faz os frangos crescerem muito rápido nos dias de hoje é a formulação de rações altamente balanceadas, e raças que se desenvolvem com muita velocidade. De fato, o Brasil segue as normas européias, pois a Europa é o maior mercado consumidor das carnes aqui produzidas. A fiscalização é muito intensa por lá, com testes constantes. Por isso, acredite: Você não está comendo hormônios sintéticos.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email