Camélia (Camellia japonica)

Camélia

Camélia

Nome popular: Camélia.
Nome científico: Camellia japonica L.
Família:
Theaceae.
Origem: Japão, China e Coréia.

A Camélia é uma planta de flores muito atraentes, sendo ela da mesma família do chá (verde e preto). Ela é muito cultivada no mundo todo, se adaptando tanto a climas temperados como tropicais.

É um grupo muito variado de arbustos grandes ou árvores, lenhosos, com alturas que variam de 1,5 a 6,0 m de altura, com folhagem e florescimento decorativos.

Suas flores são solitárias, grandes, de cor vermelha na espécie original, a qual deu origem a inúmeras variedades cultivadas, de flores simples ou dobradas, brancas, vermelhas, róseas ou bicolores, formadas no outono-inverno.

Pode ser utilizada tanto em jardins de estilo europeu quanto em jardins orientais e contemporâneos. A floração pode ocorrer durante o ano todo em regiões mais quentes. As flores podem ser utilizadas como flor de corte, pois são bem duráveis, apesar de muito frágeis.

Cuidados: A Camélia se desenvolve bem tanto plantada a sol pleno quanto à meia-sombra. É uma planta originalmene de clima temperado, contudo a variedade de flores brancas dobradas tolera climas mais quentes. Porém, nenhuma variedade suporta climas muito quentes, apesar de suportarem geadas e neve.

Elas apreciam solos ácidos e bem drenados. Regue regularmente, mantendo o solo sempre úmido, mas não encharcado.

Como reproduzir: Podemos multiplicá-las por meio de alporques ou estacas que devem ser preparadas após o período do florescimento.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email