Buxinho (Buxus sempervirens L.)

Buxinho

Buxinho

O Buxinho é um arbusto lenhoso altamente utilizado em jardins do mundo todo. Uma das principais características dele é a capacidade de o moldarmos com certa facilidade, sendo essas artes chamadas de “topiaria”, muito utilizados em jardins franceses. No Brasil, geralmente o buxinho é vendido em formato arredondado, mas essa forma é obtida através de podas frequentes. Se você deixar sem podas, ele parecerá um arbusto qualquer, sem muitos atrativos.

Apesar de normalmente as plantas não passarem de 1 metro nos jardins brasileiros, o buxinho pode crescer até 2 a 5 metros de altura, sendo também utilizado como cerca viva em algumas regiões. Sua madeira é considerada nobre, sendo usada também para a marchetaria (acabamentos geométricos) e para a confecção de instrumentos musicais, claro que quando elas tem tamanho para isso.

Cultivo
É uma planta rústica e de fácil cultivo, não exigindo muitos cuidados para ser mantida viva. No entanto, as podas deverão ser regulares a fim de manter ou modificar seu formato. Pode ser plantada em vasos grandes, ou diretamente na terra (como é mais comum), em locais com sol pleno, ou em locais com alguma sombra. A planta gosta de solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem, com regas regulares. Seu crescimento é considerado bastante lento (por isso mantendo as formas de topiaria), sendo também muito utilizado para bonsais. Por ser uma planta oriunda de regiões mais frias, ela tolera bem o frio e a geada.

É fácil reproduzir o buxinho através de estacas obtidas dos ponteiros, ou seja, enterrando-se pequenos ramos em vasos com bom substrato. Só tenha em mente que seu crescimento é bastante lento, valendo a pena considerar a compra de uma muda já desenvolvida.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email