Bromélia-guzmânia (Guzmania ligulata)

Bromélia Guzmânia

Bromélia Guzmânia

Nome popular: Bromélia-gusmânia; Gusmânia-cherry.
Nome científico:
Guzmania ligulata Mez “Cherry”.
Família:
Bromeliaceae.

Origem: América Tropical.

A Guzmânia é uma bromélia perene (vive mais de um ano). Ela é epífita, e possui de 20 a 30 cm de altura. Seu florescimento exuberante é o grande atrativo da planta, sendo ela muito apreciada no mundo todo.

Sua floração ocorre principalmente no verão, mas pode aparecer em outras épocas do ano também.

Existem muitas espécies, híbridos e variedades de guzmânias, podendo elas possuir diferentes colorações e formas.

A Guzmânia é usada principalmente em vasos para a decoração de interiores, como ponto focal, mas também é usada em jardins.

Cuidados: As bromélias-guzmânia crescem melhor em ambientes com altas temperaturas e alta umidade do ar (acima de 65%). Possui uma exigência de luminosidade alta à média, mas mostra sua melhor coloração quando deixada em local bastante iluminado por luz indireta. Cultivada principalmente em vasos preenchidos com extrato leve e permeável a base de fibra de xaxim com húmus.

Deixe a terra secar antes de regar novamente. Evite manter o cone (centro) da planta com água, pois você não que criar mosquitos da dengue, não?

Como reproduzir: Podemos multiplicá-las por meio de sementes e por divisão de touceira. Isso pode ser feito retirando-se as brotações laterais quando elas chegarem a um terço do tamanho da planta mãe, plantando-os em vasos separados.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email