Borrifar água nas orquídeas faz bem para elas?

Muitos amadores recomendam que você borrife água nas folhas das orquídeas. “Afinal, se a planta precisa de umidade, vamos borrifar água! Certo?” Não faça isso! Uma coisa é manter a umidade alta, outra coisa é você manter as folhas molhadas.

Manter as folhas das orquídeas sempre molhadas pode ser uma cilada.

O que acontece se você manter as folhas molhadas?
Assim como a nossa pele, as folhas das orquídeas mantidas sempre molhadas começam a ser atacadas com fungos (em nós, aparecem as micoses). Isso porque os fungos precisam de gotas d’água para atacar mais facilmente a planta. O problema não é da umidade que se cria, mas sim manter essas gotas d’água nas folhas sempre.

É claro que molhar as folhas de vez em quando não gera problema algum. Afinal, as folhas das orquídeas são molhadas na natureza durante as chuvas. O que não podemos é ficar mantendo as folhas constantemente molhadas, pois isso tende a favorecer o aparecimento de fungos. Se fungos já estiverem aparecendo, é melhor você tentar não molhar as folhas durante as regas, jogando a água diretamente no substrato.

O que fazer então para aumentar a umidade?
É verdade que as orquídeas precisam de um ar mais úmido para crescerem bem. Manter a umidade relativa do ar em volta da planta é desejável, mas às vezes moramos em locais que tem um ar muito seco. Se você quiser aumentar a umidade do ar, você pode lançar mão do uso de umidificadores de ar, o que pode se tornar caro. Outra opção mais barata e eficiente, é manter o vaso sobre uma bandeja cheia de pedras com água entre as pedras. Isso tende a aumentar a umidade do ar em volta da planta sem apresentar um risco de proliferação do mosquito da dengue.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email