Logotipo do site Cultivando
O site verde mais simples e completo do Brasil
   

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

escolha uma seção  


 

 

 

O que é um bonsai?

A palavra bonsai é vinda do japonês, e significa "árvore em bandeja". De outra forma, podemos dizer que é uma árvore ou arbusto, com dimensões reduzidas, plantado em um vaso de pequena profundidade.

Basicamente, o bonsai é uma réplica artística de uma árvore natural em miniatura, representando a arte viva da união de arte, agrotécnicas e tempo.

Origem do Bonsai
Ao contrário do que muitos imaginam, há fortes indícios de que a arte do bonsai se iniciou na China, e não no Japão, onde a técnica foi mais difundida.

O que define um Bonsai?
inicialmente, não há qualquer regra relacionada à produção de bonsais, mas com o surgimento de concursos, vendas e leilões, várias classificações surgiram. Mas para alguém que cultiva de forma amadora, essas classificações pouco importam. Mas apresentaremos alguns dos estilos definidos. Aqui no site Cultivando nós te ensinamos como fazer o seu próprio Bonsai.

Bonsais no Japão
Bonsais em jardim no Japão

Difusão do conhecimento
O cultivo de bonsais se tornou um hobby não só no Oriente, nos últimos 20 anos, a técnica ocupou o mundo todo. O cultivo comercial hoje gera muita receita em todo o mundo, sendo que os bonsais mais antigos e bem moldados chegam a altíssimos valores no mercado. Esse interesse pelo cultivo e comércio do bonsai vem crescendo junto a outras artes orientais que vem sendo muito valorizadas nos últimos anos. Cuidar de um bonsai é muito mais fácil do que se imagina, e aqui nós te ensinamos tudo o que você precisa para cuidar de um bonsai.

Os bonsais podem ter vários tamanhos
Com a difusão da técnica, foram dividios alguns estilos básicos de bonsai.
Existem bonsais de diversos tamanhos, dentre eles, estão os:

  - menores de 15cm: chamados de mame.
- de 15 a 30cm: considerados pequenos.
- de 30 a 60cm: considerados médios.
- acima de 60cm: considerados grandes.





Diferentes estilos para diferentes formas
Há na natureza várias formas que caracterizam cada árvore. Essas formas são imitadas no bonsai, para reproduzir as formas naturais. Dentre esses estilos estão:

  • Chokan: Estilo ereto formal. Árvore com tronco reto, que vai diminuindo de espessura gradualmente, da base ao ápice. Os ramos devem ser simétricos e bem balanceados.
  • Moyogi: Estilo ereto informal. Tronco sinuoso, inclinando-se em mais de uma direção à medida que progride para o ápice. A árvore deve dar a impressão de um movimento gracioso.
  • Shakan: Estilo inclinado. Tronco reto ou ligeiramente sinuoso, inclinando-se predominantemente em uma direção.
  • Kengai: Estilo cascata. A árvore se dirige para fora da lateral do vaso e então se movimenta para baixo, na direção da base do vaso, ultrapassando a borda do mesmo. Os vasos nesse estilo são estreitos e profundos.
  • Han-kengai: Estilo semi-cascata. Semelhante ao anterior, com a árvore se dirigindo para fora da lateral do vaso, mas não segue para a base do vaso.
  • Fukinagashi: Varrido pelo vento. Árvore com ramo e tronco inclinados como que moldados pela força do vento.

Esses formatos são conseguidos com técnicas de aramação e poda. Saiba mais sobre como dar forma ao bonsai.

 

Veja também:

- Aprenda como fazer um bonsai passo a passo.
- O que deve ser feito para manter o bonsai sempre bonito?


Google
 



 

Cultivando Website - All Rights Reserved- Copyright © - 2010/2020