Compartilhe

Como fazer um bonsai? / Cuidados
Neste artigo:  
1.  Introdução.
2.  Que planta utilizar?
3.  Como plantar um bonsai?
4.   Como cuidar de um bonsai?
5 .  Como dar forma a um bonsai?

Como cuidar de um bonsai?

Cuidar de um Bonsai pode parecer uma grande desafio, mas não é. Você só precisa conhecer alguns conceitos básicos.

A maioria dos Bonsais morrem por grandes descuidos.
Após adquirir, algumas pessoas deixam seu bonsai no meio da sala, ao lado do computador, como um mero objeto de decoração. É inevitável: Esses observam as folhas caírem e a planta definhar.

Os três pontos principais no cuidado com os bonsais são: Água, luz, e nutrição. Esses três pontos caminham juntos, e garantem um bonsai saudável e com bom desenvolvimento.

Como regar seu Bonsai?
O número de regas varia de acordo com o clima da época. Em dias normais, uma rega a cada 1 ou 2 dias é o suficiente, devendo-se fazer preferencialmente no início da manhã ou no fim da tarde. Em dias quentes e secos, podemos precisar de até 2 regas no mesmo dia.

Evite regas em excesso, só regue as plantas quando o solo estiver quase seco. Teste o solo colocando o dedo, tentando mantê-lo sempre úmido, mas nunca encharcado, ou empapado.
Mais Bonsais morrem pelo excesso do que pela falta d'água. Regas excessivas matam as raízes por falta de ar e causam apodrecimento.

Não regue através dos pratos de plantas, pois eles podem gerar encharcamento excessivo da terra do vaso, o que prejudica muito a planta. As folhas podem ser molhadas normalmente durante as regas sem qualquer problema, exceto quando há a presença de doenças. Nesse caso, devemos evitar o molhamento das folhas.


Boa luminosidade é essencial para um bonsai viçoso

Onde deixar o bonsai?

Boa luminosidade ideal é fator essencial ao bom desenvolvimento de um bonsai. Sua produção de alimento é obtida através da fotossíntese, que é geralmente favorecida por luz intermediária, nem muito forte, nem muito fraca.

Porém, não podemos generalizar. Cada espécie de planta possui uma necessidade de luz diferente. Procure se informar sobre a espécie utilizada. Observe o comportamento da planta nas diferentes luminosidades, levando-a onde ela melhor se adapta.

Saiba se a luz está boa.
Teste rápido: Se as folhas estiverem amarelando, é sinal de excesso de luz. Folhas muito escuras podem indicar falta e luz. Mova a planta até que ela se estabilize.

Normalmente deixar seu bonsai dentro de casa não é uma boa opção, pois as condições de luminosidade não são adequadas. Mas algumas espécies se adaptam melhor em ambientes internos, como algumas plantas cítricas, oliveiras e camélias.

Dica: Inicie com os adubos orgânicos em pó e vá adicionando gradualmente os demais tipos, pois os orgânicos são um pouco menos arriscados.

Devo adubar meu bonsai?
Sim. Para o crescimento das plantas, os nutrientes são essenciais, mas o pouco substrato contido no vaso normalmente não supre completamente a necessidade do bonsai.

Existem diversos adubos, sendo eles granulados, em pó, ou líquidos; orgânicos ou minerais; e com diversas formulações. Cada um é mais adequado a algumas espécies de plantas, mas devemos testar qual melhor se adapta às nossas condições. Mas cuidado, o excesso mata mais que a falta.

Como e quando trocar o bonsai de vaso?
Em uma planta saudável, o crescimento das raízes é vigoroso, mas o tamanho do vaso limita seu crescimento. Devemos transplantar o bonsai quando suas raízes já estiverem ocupando completamente o vaso atual, principalmente quando o bonsai está nos seus primeiros anos de crescimento. Regra geral, podemos dizer que os bonsais são inicialmente transplantados de 2 em 2 anos, mas esse tempo pode variar.

A cada troca de vaso, devemos cortar e eliminar cerca de dois terços de suas raízes, assim como no plantio inicial. O procedimento é o mesmo adotado no plantio de um novo bonsai, conforme pode ser visto no item anterior.

E se aparecerem pragas ou doenças?
O inseto que mais comumente ataca bonsais é o pulgão (semelhantes às pulgas), que pode ser facilmente eliminado com uma mistura de detergente e água, pulverizada com um borrifador sobre a área atingida. No caso do aparecimento de lagartas, remova-as manualmente.

Caso doenças comecem a aparecer, mantenha a planta bem adubada, mas torne a evitar molhar as folhas da planta, para reduzir possíveis infestações de fungo. O uso de fungicidas não é recomendável para uso doméstico, portanto, descarte a hipótese.

Recrie elementos da natureza
Podemos também incluir elementos que ajudam a recriar o ambiente natural. Musgos ajudam a recriar a paisagem de gramados, pedras recriam grandes rochas. Além disso, musgos ajudam na manutenção da umidade e boas condições do solo.

<< ANTERIOR  INTRODUÇÃO  PRÓXIMA >>
Neste artigo:  
1.  Introdução.
2.  Que planta utilizar?
3.  Como plantar um bonsai?
4.   Como cuidar de um bonsai?
5 .  Como dar forma a um bonsai?

Custom Search



Veja também