Bonsai pode ficar no sol direto?

Alguns dizem que o bonsai é uma planta frágil, e deve ficar em local com pouca iluminação, afirmando também que a planta pode se queimar se você colocá-la no sol. Afinal, os locais onde vemos os bonsais expostos raramente são locais a céu aberto. Então os bonsais não devem tomar sol direto, certo? Errado. Vamos te explicar direito isso.

Na maioria das vezes, tomar sol direto é uma necessidade para o bonsai.

Quase todos precisam de luz. Muita luz.
A quantidade de luz que o seu bonsai requere depende primeiramente da espécie da planta que você está cultivando. Tudo bem, você está mantendo a planta em tamanho miniatura, mas ela não deixa de ser uma árvore. Na maioria dos casos, as árvores precisam pegar bastante sol direto para crescer saudável, e ao limitarmos o crescimento da planta, a sua necessidade de luz não muda muito. Portanto, a maioria das espécies precisa tomar sol direto em boa parte do dia para crescer saudável. Em locais onde há pouco ou nenhum raio solar direto, é comum utilizarem iluminação artificial para suplementar a ausência do sol.

Bonsai em exposição ficam em ambientes fechados.
Os bonsais que estão em mostras ficam mesmo em ambientes sem luz solar. Por isso eles não ficam por muito tempo expostos, pois a planta viria a sofrer com a falta de luz. A maioria dos cultivadores de bonsai do Japão cuidam dos seus bonsais nas áreas externas das casas, e não nas áreas internas.

Posso então colocar meu bonsai diretamente no sol?
Calma, se o seu bonsai estava na sombra faz tempo, é bom ir com calma para que ele não sofra queimaduras. É recomendável colocar aos poucos a planta no sol, aproximando um pouco a cada dia. Isso porque as plantas que são mantidas na sombra por muito tempo ficam desprotegidas da luz solar. Ao levar um pouco a cada dia para o sol, você faz com que a planta se prepare para receber os raios solares sem se queimar.

Se eu morar em apartamento, não posso ter um bonsai então?
Pode sim. O importante é manter o bonsai na janela ou sacada, onde houver o máximo de luz direta possível. Se isso não for possível, mantenha-o no local mais iluminado da casa. Manter somente sob iluminação artificial é possível, mas não recomendamos, pois nada substitui a luz do sol para o desenvolvimento da planta.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email