Bonsai de frutífera dá frutas?

Sim, é possível. No entanto, saiba que a quantidade e tamanho dos frutos será proporcional ao tamanho da árvore. Ou seja, se utilizar jabuticabeiras, ou uma mini-romã, ou mesmo um limoeiro, não espere colhê-los para comer. A finalidade de deixá-las frutificar no vaso é tornar o seu bonsai mais bonito e atraente.

Bonsai de frutífera. Esse está muito mais carregado que o que seria esperado.

Bonsai de frutífera. Esse está muito mais carregado que o que seria esperado.

É importante saber que o fruto geralmente ficará muito pouco menor que numa planta grande, o que pode tornar seu bonsai desproporcional. Por isso, recomendamos utilizar espécies de frutos pequenos ou os adaptados para ornamentação, como as mini-romãs, a acerola, ou a pitanga.

Bonsai desproporcional de frutas cítrica.

Bonsai desproporcional de frutas cítrica.

Essa limitação das frutas acontece porque os frutos são formados com a energia captada pelas folhas por meio da fotossíntese. Mas como os bonsais possuem poucas folhas em relação à uma planta grande, há menos energia reservada na planta para a produção de frutos. Logo, você nunca verá um bonsai pequeno produzindo grandes quantidades de frutos.

Vale também avisar que nem todas as árvores frutíferas utilizadas para bonsais chegam a dar frutas. Por isso, se você mora em uma região tropical, procure escolher espécies mais adaptadas ao clima tropical, aumentando as suas chances de sucesso.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email