Avenca – Adiantum sp

Avenca

Nome popular: Avenca; Avencão; Avenca-delta.
Nome científico:
Adiantum raddianum.
Família:
Pteridaceae.
Origem: Brasil.

As avencas são samambaias, perenes, com rizomas e folhagem delicada, alcançando de 30 a 40 cm de altura. Elas são muito utilizadas na decoração de ambientes internos ou em jardineiras, suavizando os ambientes onde são colocadas, devido à folhagem com formatos e disposição bastante interessante. Algumas variedades são variegadas (manchadas).

Cuidados: Geralmente são cultivadas em vasos, e se adaptam melhor a ambientes de média a alta luminosidade, de preferência com luz indireta (sem sol direto). As avencas toleram baixas luminosidades, mas elas tendem a ficar com as folhas mais abertas e arejadas.

Em geral, crescem melhor em ambientes com temperaturas médias a altas, e precisam de alta umidade relativa do ar. A planta não tolera bem baixas temperaturas. Podemos aumentar a umidade do ar colocando um prato com cascalho úmido sob a planta.

Mantenha a terra úmida, mas não encharcada. Nos meses mais frios, deixe o solo secar levemente antes de regar novamente. É importante que o substrato (terra) possua uma boa drenagem.

De tempos em tempos, remova as folhas e partes mortas, para que a planta sempre mantenha uma boa aparência.

Como reproduzir: Não são muito fáceis de ser multiplicadas por iniciantes. Comercialmente são multiplicadas por meio de esporos e pela divisão cuidadosa das plantas. A multiplicação vegetativa é facilitada separando-se as mudas no final do inverno e plantando-as em local protegido e úmido.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email