Árvores reduzem a temperatura do ambiente?

Plantar árvores apresenta muitos benefícios para o seu entorno. Mas além da beleza, nas regiões onde faz bastante calor, elas também servem para baixar as temperaturas locais. E a queda na temperatura ambiente não se dá somente pelo sombreamento da árvore. Vamos explicar melhor isso.

Ruas bem arborizadas são sensivelmente mais frescas.

Árvores evaporam água.
As folhas das árvores têm superfícies muito grandes em contato com o ar do ambiente. Essas folhas ficam constantemente evaporando água na atmosfera. Quando a água está se transformando de líquido para vapor, ela absorve uma boa quantidade de calor do ar em volta dela. Esse fenômeno faz com que as plantas resfriem o ambiente com o mesmo princípio dos climatizadores de ar. Ou seja, as plantas acabam sendo como “ar condicionados” naturais.

Quanto a temperatura pode cair?
Segundo diversos estudos, em épocas mais quentes as áreas bem arborizadas podem ter uma diferença de até 5 graus Celsius em relação às não arborizadas. Pode parecer pouco, mas faz uma grande diferença quando o assunto é conforto térmico. Segundo a Universidade Estadual da Carolina do Norte, a evaporação de uma única árvore pode gerar o efeito refrigerador de 10 ar condicionados domésticos operando 20 horas por dia (Impressionante, não?). Além das árvores, a presença de gramados e arbustos também ajuda na redução da temperatura.

Vale lembrar que além do efeito da evaporação da água, temos também o efeito do sombreamento, que não é pequeno. Ter árvores altas plantadas no entorno de construções é uma boa solução para quando residências e escritórios ficam quentes demais durante o dia. Se você plantar espécies que derrubam as folhas no inverno, você terá sombreamento no verão, e sol no inverno.

Nas cidades, a arborização urbana bem conduzida gera efeitos muito positivos aos frequentadores e moradores da rua, principalmente em localidades mais quentes e ensolaradas.

Fontes:
http://www.nrel.gov/docs/legosti/old/15771.pdf
https://projects.ncsu.edu/project/treesofstrength/benefits.htm
http://newsroom.melbourne.edu/news/hot-city-how-plants-can-help-lower-temperature-towns

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email