Aroeira-salsa – Schinus molle L

Schinus molle

A Aroeira-salsa é uma árvore relativamente pequena, que alcança de 4 a 8 metros de altura, com folhas caídas e cheirosas, que tem se popularizado muito no paisagismo de todo o mundo. A árvore é nativa do Brasil, e ocorre de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, principalmente nas regiões mais altas.

Folha da Aroeira-salsa.

Folha da Aroeira-salsa.

Além do uso no paisagismo geral devido ao seu forte aspecto ornamental, ela tem sido utilizada na arborização urbana em calçadas de ruas estreitas ou abaixo de fios elétricos. A grande vantagem da utilização dela é que além de não correr o risco de estourar a calçada, ela também é uma planta baixa, e não alcançará os fios elétricos facilmente. A árvore também suporta algum sombreamento gerado por árvores vizinhas.

Suas folhas são perenes, ou seja, permanece com muitas folhas ao longo do ano todo. Seu tronco fica um pouco torto, e permanece relativamente fino, ficando com cerca de 25 a 35 cm de diâmetro.

É uma árvore de muito fácil cultivo, pois resiste bem à seca e também às geadas. Além disso, cresce bem em solos de baixa fertilidade. Sua madeira é muito rígida escura, e de excelente durabilidade, sendo usada para fazer mourões e na construção civil.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email