Antúrio (Anthurium andraeanum)

anturioO Antúrio é uma das plantas tropicais mais comercializadas no mundo, sendo originária da Colômbia, alcançando de 0,3 a 1,0 metro de altura. Por ser uma planta muito popular, existem muitas variedades no mercado, com diversas cores e tamanhos. Um dos motivos da sua popularidade é a sua boa adaptação e durabilidade como flor de corte, sendo utilizada em arranjos florais e buquês. Outro motivo é o fato dele sobreviver bem em ambientes internos. A planta é perene, e prefere temperaturas mais altas, não tolerando regiões muito frias. No entanto, no Brasil o Antúrio pode ser cultivado em quase todas as regiões, preferencialmente sempre mantido acima dos 15 graus Celsius.

Cultivo
Pode ser plantada tanto em vasos como diretamente no solo, mas sempre deixado em local com pouco sol direto. De modo geral, é considerada uma planta de fácil cultivo, apesar de nem sempre conseguirmos fazê-la florescer novamente. A terra deve ser rica em matéria orgânica e bem drenada, sendo importante regar com frequência, mantendo a terra sempre com alguma umidade, mas nunca em solo inundado. A planta prefere ambientes mais úmidos, podendo sofrer quando a umidade ficar abaixo dos 50%. Suas flores podem ser cortadas e deixadas em vasos sozinhas ou em grupos, de preferência com água.

Geralmente sua multiplicação é feita plantando-se as mudas laterais que surgem ou por estacas do caule. Em cultivos comerciais, as mudas são geralmente obtidas por micropropagação em laboratório. Por sementes, a planta raramente herda as características da planta mãe.

 

 

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email