Alimentos orgânicos são mais nutritivos?

Inúmeros estudos apontam que sim, eles possuem de alguma forma uma melhor composição nutricional. As maiores diferenças encontradas são nos níveis de antioxidantes. No entanto, um grande estudo da Universidade de Stanford aponta que há falta de evidências que comprovem essa melhor composição nutricional. De fato, na maioria das vezes a diferença nutricional é bem menor do que a esperada por seus consumidores. Mas a questão maior é: Isso realmente importa tanto para nós? E para a nossa saúde?

alimentos_organicos

Busca por alimentos mais saudáveis.

No dia a dia tendemos a consumir uma quantidade e variedade muito pequena de frutas e vegetais, com consumo desbalanceado das variedades de alimentos. Se pensarmos por esse lado, estamos preocupados com pequenas diferenças nutricionais, enquanto não equilibramos a composição geral dos nossos alimentos. É como discutirmos qual é o sanduíche mais saudável em uma loja do McDonald’s, enquanto não pensamos em adotar melhores hábitos alimentares. Comendo uma boa quantidade de frutas e vegetais, independentemente de serem orgânicos ou não, conseguimos alcançar a quantidade de nutrientes que necessitamos.

Vale lembrar que mesmo que nutricionalmente não haja grande diferença, há vários outros motivos que levam as pessoas a consumir os produtos orgânicos. Por não usar agrotóxicos, por evitar a contaminação do solo, pela sustentabilidade da produção, pelo bem estar animal, pelo apoio ao pequeno produtor agrícola… Seja qual for o motivo, o consumo é sem dúvidas válido.

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email