Abacaxi amadurece fora do pé?

Muita gente fica esperando o abacaxi amadurecer em casa antes de comer. Isso ocorre porque o abacaxi é uma fruta que não amadurece fora do pé, segundo a Universidade da California (UC Davis). Ou seja, depois de deixar a fruta tanto tempo parada, mesmo que de ponta cabeça, uma única coisa acontecerá: “A fruta ficará mais velha.” Calma, vamos te explicar melhor.

O abacaxi fica com a casca mais amarelada com o tempo, mas não mais maduro.

Por que o abacaxi não amadurece?
O abacaxi é uma fruta que só forma açúcares enquanto está crescendo no pé do abacaxizeiro. Se o produtor tiver colhido um abacaxi verde, ele ficará verde sempre, e se você esperar muito, ele estragará sem ficar maduro. Isso ocorre porque o abacaxi é uma fruta chamada pelo meio científico de “climatérica”, pois ela deixa de formar açúcares após a colheita, assim como o melão amarelo, as uvas, e o morango. Mesmo sabendo disso, muitos produtores colhem muito cedo o abacaxi, pois assim ele é menos frágil, e ele precisa cuidar por menos tempo da fruta no pé. Além disso, em determinados momentos ele pode conseguir preços melhores no mercado por colher antes de todo mundo.

A cor mais amarelada da casca do abacaxi pode aparecer devido a uma descoloração que acontece com o tempo, o que não significa que a polpa esteja mais doce ou mais madura. O tempo de descanso em casa pode fazer com que parte dos ácidos da fruta verde se degradem, formando outras substâncias de sabor indesejável, mas o fato de a fruta estar um pouco menos ácida faz ela parecer um pouco mais doce, mas é só impressão.

Como comer abacaxis doces?

Gomos bem formados e arredondados indicam que o abacaxi foi colhido na hora certa.

A primeira coisa é saber onde você está comprando. Se você já teve muitas experiências ruins em um mercado, procure outro, pois esse provavelmente está comprando abacaxis de segunda linha por preços mais baixos, e revendendo a você. Procure escolher as frutas que estiverem com um odor suave, mas não azedo, pois quando o abacaxi está maduro ele solta odores característicos. Quanto mais os gomos do abacaxi estiverem com as bordas arredondadas, mais desenvolvida está a fruta, e mais madura ela tende a estar.

Fontes:
http://postharvest.ucdavis.edu/Commodity_Resources/Fact_Sheets/Datastores/Fruit_English/?uid=50&ds=798

Facebook
Whatsapp
Google+
Twitter
Follow by Email